Mudanças entre as edições de "Controle de Versão"

De LATROMI Manuais
Ir para: navegação, pesquisa
(Criando um novo objeto)
(Criando um novo objeto)
Linha 15: Linha 15:
  
 
== Criando um novo objeto ==
 
== Criando um novo objeto ==
O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão '''Novo''', preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em '''Salvar'''. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em modo de alteração, e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado.
+
O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão '''Novo''', preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em '''Salvar'''. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em '''modo de alteração''', e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado.
  
 
== Alterando um objeto existente ==
 
== Alterando um objeto existente ==

Edição das 12h09min de 4 de setembro de 2018

Todos os objetos (consultas, formulários e etc) desenvolvidos dentro do LATROMI possuem suporte a versionamento. Ao criar ou iniciar a alteração de um objeto, o mesmo fica bloqueado para o usuário logado, e ao final das alterações, o mesmo deve ser liberado, gerando assim uma revisão, com o estado atual do objeto armazenado para consulta ou restauração posterior.

Revisões

Objeto na revisão 150
Objeto na revisão 150, com alterações em andamento

O Controle de Versão é formado por um conjunto de revisões, e cada revisão é formada por uma ou mais "imagens" de objetos. Através dessa imagem, é possível consultar como um objeto era em determinada data, quem realizou as alterações e até mesmo restaurar as alterações.

O número de revisão em que um objeto se encontra pode ser conferido no cabeçalho do objeto, ao lado direito do botão de alteração, no formato r<nro revisão>. Se o o caractere + for exibido junto ao número da revisão, significa que objeto está sendo alterado.

Exemplos:
r150: Revisão 150. O objeto não está sendo alterado.
r150+: Revisão 150 sendo alterada por algum usuário. Quando o objeto for liberado, ele será vinculado a um novo número de revisão, e se as alterações forem revertidas, voltará a ser r150.

OBS.: Objetos mais antigos podem não fazer parte de nenhuma revisão, até que uma alteração seja realizada e liberada.

Criando um novo objeto

O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão Novo, preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em Salvar. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em modo de alteração, e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado.

Alterando um objeto existente

Restrições

Excluindo um objeto

Liberação de Objetos

Liberar

Reverter alterações

Log de Revisões

Restaurando versões anteriores de um objeto

Lixeira

Restaurando um objeto excluído