Mudanças entre as edições de "Consulta:Visão Geral"

De LATROMI Manuais
Ir para: navegação, pesquisa
(Criando Uma Consulta)
(Criando Uma Consulta)
Linha 31: Linha 31:
  
 
Pronto! Após executar estes passos, uma nova Consulta será criada, e uma mensagem de sucesso será exibida para confirmar a operação.
 
Pronto! Após executar estes passos, uma nova Consulta será criada, e uma mensagem de sucesso será exibida para confirmar a operação.
 +
 +
[[Arquivo:Cadastro de Consultas MSG Salva com sucesso.jpg]]

Edição das 16h33min de 2 de outubro de 2018

As Consultas são objetos utilizados para listar ou analisar dados. Com elas, os dados podem ser apresentados nos seguintes formatos: Grid, CrossTab, Gráficos, Mapas e Relatórios do Crystal Reports. Cada um destes formatos possuem recursos e configurações distintas, os quais serão apresentados nesta página.

Menu Desenvolvimento → Consulta
Ano de lançamento 2012
Pode usar Browser Dinâmico, Extrator de Arquivos
Pode ser usado em Formulário Dinâmico

Criando Uma Consulta

Para criar uma Consulta, poucos passos são necessários. Siga as instruções abaixo para criar uma Consulta simples, no formato de Grid, preenchendo apenas os campos obrigatórios:

  1. No LATROMI Client, acesse o menu Desenvolvimento → Consulta.
  2. No campo Nome, informe o nome da Consulta, para fins de Identificação.
  3. Clique no ícone + (adicionar), que fica a esquerda da tela, e em seguida clique em Query. A tela de edição de Queries será exibida.
  4. Preencha o campo Nome sem usar espaços ou caracteres especiais. Por exemplo, MinhaQuery.
  5. Preencha o campo Descrição. Este campo servirá de título para a Consulta quando for exibida no Navegador.
  6. No campo Conexão, selecione ou adicione uma conexão de banco de dados.
  7. O campo de texto multilinha, na aba SQL é chamado de Editor de SQL. Informe nele um comando SQL do tipo SELECT para obter dados.
    Por exemplo: SELECT * FROM minhatabela
  8. Clique em OK para confirmar o Comando SQL. Ele será executado no banco de dados para fins de validação. Se houver erro, será necessário corrigir.
  9. Agora de volta a tela principal da Consulta, clique no menu Arquivo → Salvar.

Pronto! Após executar estes passos, uma nova Consulta será criada, e uma mensagem de sucesso será exibida para confirmar a operação.

Cadastro de Consultas MSG Salva com sucesso.jpg