Mudanças entre as edições de "Controle de Versão"
(→Revisões) |
(→Criando um novo objeto) |
||
Linha 15: | Linha 15: | ||
== Criando um novo objeto == | == Criando um novo objeto == | ||
+ | O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão ''Novo'', preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em ''Salvar''. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em modo de alteração, e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado. | ||
== Alterando um objeto existente == | == Alterando um objeto existente == |
Edição das 12h09min de 4 de setembro de 2018
Todos os objetos (consultas, formulários e etc) desenvolvidos dentro do LATROMI possuem suporte a versionamento. Ao criar ou iniciar a alteração de um objeto, o mesmo fica bloqueado para o usuário logado, e ao final das alterações, o mesmo deve ser liberado, gerando assim uma revisão, com o estado atual do objeto armazenado para consulta ou restauração posterior.
Índice
Revisões
O Controle de Versão é formado por um conjunto de revisões, e cada revisão é formada por uma ou mais "imagens" de objetos. Através dessa imagem, é possível consultar como um objeto era em determinada data, quem realizou as alterações e até mesmo restaurar as alterações.
O número de revisão em que um objeto se encontra pode ser conferido no cabeçalho do objeto, ao lado direito do botão de alteração, no formato r<nro revisão>. Se o o caractere + for exibido junto ao número da revisão, significa que objeto está sendo alterado.
- Exemplos:
- r150: Revisão 150. O objeto não está sendo alterado.
- r150+: Revisão 150 sendo alterada por algum usuário. Quando o objeto for liberado, ele será vinculado a um novo número de revisão, e se as alterações forem revertidas, voltará a ser r150.
OBS.: Objetos mais antigos podem não fazer parte de nenhuma revisão, até que uma alteração seja realizada e liberada.
Criando um novo objeto
O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão Novo, preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em Salvar. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em modo de alteração, e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado.