Controle de Versão

De LATROMI Manuais
Revisão de 16h35min de 5 de setembro de 2018 por Daniel.giacomelli (discussão | contribs) (Liberar)
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Objeto na revisão 150
Objeto na revisão 150, com alterações em andamento
Salvando novo objeto

Todos os objetos (consultas, formulários e etc) desenvolvidos dentro do LATROMI possuem suporte a versionamento. Ao criar ou iniciar a alteração de um objeto, o mesmo fica bloqueado para o usuário logado, e ao final das alterações, o mesmo deve ser liberado, gerando assim uma revisão, com o estado atual do objeto armazenado para consulta ou restauração posterior.

Revisões

O Controle de Versão é formado por um conjunto de revisões, e cada revisão é formada por uma ou mais "imagens" de objetos. Através dessa imagem, é possível consultar como um objeto era em determinada data, quem realizou as alterações e até mesmo restaurar as alterações.

O número de revisão em que um objeto se encontra pode ser conferido no cabeçalho do objeto, ao lado direito do botão de alteração, no formato r<nro revisão>. Se o o caractere + for exibido junto ao número da revisão, significa que objeto está sendo alterado.

Exemplos:
r150: Revisão 150. O objeto não está sendo alterado.
r150+: Revisão 150 sendo alterada por algum usuário. Quando o objeto for liberado, ele será vinculado a um novo número de revisão, e se as alterações forem revertidas, voltará a ser r150.

OBS.: Objetos mais antigos podem não fazer parte de nenhuma revisão, até que uma alteração seja realizada e liberada.

Criando um novo objeto

O processo de criação de qualquer objeto é muito simples. Basta clicar no botão Novo, preencher os campos obrigatórios e em seguida clicar em Salvar. Quando o objeto for salvo no sistema, ele entrará em modo de alteração, e um bloqueio será criado automaticamente em nome do usuário logado.

Alterando um objeto existente

Para iniciar uma alteração em um objeto já existente, basta clicar no botão Alterar, conforme indica a mensagem no cabeçalho do objeto.

Restrições

Existe algumas restrições que impedem o usuário de iniciar uma alteração em um objeto. Essas restrições são:

  • O proprietário do objeto (empresa) é diferente do detentor da licença e uso do sistema.
  • O objeto está sendo alterado por outro usuário.
  • O objeto foi marcado para exclusão.

Excluindo um objeto

Ao clicar em Excluir, o objeto não é realmente excluído do sistema. Ele fica marcado para exclusão, e entra na lista de alterações pendentes a serem liberadas. Quando a exclusão for liberada (efetivada), o objeto passa a fazer parte de uma nova revisão, e é enviado para a Lixeira, podendo ser restaurado posteriormente.

Enquanto a exclusão do objeto não for efetivada, o objeto poderá ser carregado em modo Somente Leitura, e a mensagem "Marcado para Exclusão" será exibida no cabeçalho do objeto. Após a efetivação da exclusão, o objeto não poderá mais ser carregado, e uma mensagem de crítica será exibida informando que o objeto foi excluído.

Liberação de Objetos

Existem duas maneiras de liberar um objeto. A primeira, é clicar no botão de alteração quando o texto for "Alterando". Dessa forma, a tela liberação de objeto será aberta, e apenas o objeto selecionado será filtrado. A segunda maneira é através do menu Desenvolvimento > Controle de Versão > Liberação de Objetos. Ao abrir este menu, a mesma tela de liberação de objetos será aberta, mostrando todos os objetos pendentes de liberação.

Liberar

Para realizar a liberação, marque os objetos que deseja liberar, preencha os comentários e clique no botão Liberar. Após o final do processamento, uma nova revisão será criada, e os objetos liberados farão parte dela.

Após a liberação, os bloqueios são removidos, e o objeto fica disponível para ser alterado por outros usuários.

OBS.: É muito importante que os comentários sejam preenchidos, para que as alterações realizadas possam ser facilmente identificadas no #Log de Revisões.

Reverter alterações

Em alguns casos, uma alteração realizada em um objeto pode se tornar desnecessária no final do desenvolvimento. Nestes casos, é possível Reverter as alterações, fazendo com que o objeto retorne ao seu estado original.

Para reverter alterações, marque os objetos que deseja reverter, e clique no botão Reverter.

Log de Revisões

O Log de Revisões é o histórico de todas as alterações realizadas no projeto. Nele é possível verificar cronologicamente quando e quais objetos foram criados, modificados ou excluídos, e se necessário, restaurar versões anteriores.

Restaurando versões anteriores de um objeto

Para restaurar a versão anterior de um objeto, localize a revisão que deseja restaurar, clique com o botão direito sobre o objeto (na grade inferior) e clique em Restaurar. Feito isso, o objeto foi restaurado, mas essa operação ainda precisa ser confirmada e liberada em uma nova revisão. Para isso, acesso a tela de Liberação de Objetos.

Lixeira

Restaurando um objeto excluído