Programação

De LATROMI Manuais
Formulário Dinâmico:Programação /
Revisão de 19h39min de 14 de abril de 2020 por Luiz.kruger (discussão | contribs) (Usando um Procedimento: intro. next: images)
Ir para: navegação, pesquisa


A programação de um Formulário Dinâmico é baseada em Eventos. Atribui-se uma série de instruções para cada evento que são disparadas quando estes acontecem.


Eventos

Os eventos acontecem durante o uso no Latromi WEB.

Load

Quando o Formulário for carregado na tela.

Closing

Quando um comando de fechar o formulário for ativado ou quando o formulário for fechado pelo usuário se ele fechar a janela no botão de fechar (X). Cancelável significa que pode ser cancelado por um um comando de cancelamento dentro de um procedimento nesse evento??, não deixando a tela ser fechada pelo usuário.??

Eventos de Campos

LostFocus

Dispara quando o foco sair desse campo quando o usuário estiver usando o formulário no Latromi Web. Existe nos campos de tipo: NumericTextBox, TextBox, DateTImePicker, LookUp.

Click

Dispara quando o usuário clica no botão. Exclusivo dos campos do tipo botão.

CheckedChanged

Dispara quando o valor for alterado. Existe nos campos de tipo: CheckBox, Consulta.

SelectedItemChanged

explain Existe nos campos de tipo: Combobox, LookUp, RadioButton.

PopUpItemSelected

explain Exclusivo dos campos do tipo LookUp.

FileUpload

explain Exclusivo dos campos do tipo Upload.

FilesUploaded

explain Exclusivo dos campos do tipo Upload.

FileUploadedRemoving

explain Exclusivo dos campos do tipo Upload.

CommandExecuted

explain Exclusivo dos campos do tipo Consulta.

DownloadStarted

explain Exclusivo dos campos do tipo Consulta.

Rebinded

explain Exclusivo dos campos do tipo Consulta.

RowSelected

explain Exclusivo dos campos do tipo Consulta.

WindowOpened

explain Exclusivo dos campos do tipo Consulta.

NodeSelected

explain Exclusivo dos campos do tipo TreeView.

LastNodeSelected

Exclusivo dos campos do tipo TreeView

Procedimentos

Um Procedimento serve para salvar sequências de instruções em um bloco. Cada procedimento criado fica na lista de procedimentos e pode ser vinculado a outros procedimentos recursivamente.

Criando um Procedimento

Procedimentos são criados automaticamente quando se adiciona uma lista de instruções para um Evento. Eles também podem ser criados manualmente ao clicar em botão direito -> adicionar' na lista de procedimentos.

Usando um Procedimento

Procedimentos podem ser reutilizados em uma lista de instruções e vinculados a eventos que não são o seu evento de origem.

Funções

Igual a procedimento porém com resultado (retorno).

Criando uma Função

Rascunho: Não tem criação automática. Só pode ser criada adicionando direto na lista de funções. Vai abrir a tela de edição de função e um retorno deve ser escolhido.

Utilizando uma Função

Editando uma lista de Instruções

Para incluir a primeira instrução em uma lista, clique com o botão direito do mouse em Procedimento ou Função e, em seguida, em adicionar e escolha uma instrução. Também é possível colar uma lista diretamente. Para incluir ou modificar instruções, basta clicar com o botão direito no lugar desejado e selecionar a ação desejada.

  • Inserir abaixo
  • Copiar / Colar / Recortar:

Permitem a reutilização de código e podem ser usadas em diferentes listas de instruções.

  • Habilitar e Desabilitar

Também é possível arrastar as instruções; É em cascata então se uma coisa for deletada tudo que depende dela vai ser deletado junto;

Declaração de Controle

Clássicos da programação iterativa/monolítica: instruções de desvio de código. IF, WHILE, RETURN, CONTINUE, CONTINUE WHEN, BREAK, BREAK WHEN  ;

Ação

Controle de Campos

Comandos para alterar valores e propriedades de campos dinamicamente.

Comandos internos

Chamar procedure, abrir janela, popular campos, ...

Códigos em outras linguagens

Comandos C#, Java, DB

Comandos de Banco de Dados

Rollback e Commit

Controle da Janela

Fechar, Reiniciar, Cancelar evento, ...

Comentários

Comentários de texto podem ser adicionados a uma lista de instruções para melhorar a legibilidade do código.

Ver Também