Melhoria de Performance no IIS

De LATROMI Manuais
Revisão de 15h35min de 26 de dezembro de 2017 por Daniel.giacomelli (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Além dos recursos de hardware e infra-estrutura, existem algumas configurações no IIS que podem ser realizadas para melhorar o desempenho da aplicação.

Nesta página você confere as configurações que dão maior resultado de performance no LATROMI Web.

Compactação de Conteúdo Dinâmico

Ativando a compactação dinâmica de conteúdo, todas as páginas da aplicação serão transmitidas do servidor para o navegador no formato GZIP. O navegador se encarregará de descompactar os dados antes de mostrar a página ao usuário.

Usando esta opção, o conteúdo baixado será muitas vezes menor que o original, reduzindo drasticamente a quantidade de banda utilizada.

OBS.: Se for um navegador antigo, que não possui suporte ao GZIP, os dados não serão compactados pelo servidor.

Windows Server 2008 R2

  1. Abra o Gerenciador de Servidores.
  2. Na árvore da esquerda, selecione Funções > Servidor Web (IIS).
  3. Role a tela até o painel Serviços de Função e clique em Adicionar Serviço de Função.
  4. Localize a opção Compactação de Conteúdo Dinâmico como mostra a imagem a baixo, clique em Próximo e em seguida em Instalar.
Instalação da compactação de conteúdo dinâmico

Utilização do Protocolo HTTP/2

HTTP/2 é a versão 2.0 do protocolo HTTP. Essa versão do protocolo só está disponível a partir do Windows 10 e Windows Server 2016. Para usar este protocolo, é necessário que o site tenha sido disponibilizado através de um domínio/sub-domínio válido sob o HTTPS. Para disponibilizar o site no protocolo HTTPS será necessário um certificado SSL, que pode ser adquirido em diversos sites como GoDaddy, Comodo ou Certisign. Também é possível obter um certificado gratuito (porém com validade de apenas 3 meses) no site https://www.sslforfree.com/.

A grande vantagem do HTTP/2 é o fato do navegador abrir apenas uma conexão com o servidor para baixar assincronamente todos os arquivos necessários para renderizar a página, ao contrário do HTTP 1.1 que abria várias conexões para obter os arquivos.

Seguem abaixo alguns sites com maiores informações sobre este protocolo: