Programação
Há muitos recursos para programar um Formulário Dinâmico.
Índice
Procedimentos
Um Procedimento serve para salvar sequências de instruções em um bloco. Cada procedimento criado fica na lista de procedimentos e pode ser vinculado a outros procedimentos recursivamente.
Criando um Procedimento
Rascunho: Quando for criar um evento e adicionar uma ação, vai ser criado um procedimento. Também dá pra criar indo na lista de procedimentos e botão direito -> adicionar.
Usando um Procedimento
//Não sei se esses tópicos vão ser muito úteis
Funções
Igual a procedimento porém com resultado (retorno).
Criando uma Função
Rascunho: Não tem criação automática. Só pode ser criada adicionando direto na lista de funções. Vai abrir a tela de edição de função e um retorno deve ser escolhido.
Utilizando uma Função
Editando uma lista de Instruções
-- Botão direito -->
- Inserir abaixo
- Copiar
- Colar
- Recortar
- Habilitar e Desabilitar
Também é possível arrastar as instruções; É em cascata então se uma coisa for deletada tudo que depende dela vai ser deletado junto;
Declaração de Controle
Clássicos da programação iterativa/monolítica: instruções de desvio de código. IF, WHILE, RETURN, CONTINUE, CONTINUE WHEN, BREAK, BREAK WHEN ;
Ação
Controle de Campos
Comandos para alterar valores e propriedades de campos dinamicamente.
Comandos internos
Chamar procedure, abrir janela, popular campos, ...
Códigos em outras linguagens
Comandos C#, Java, DB
Comandos de Banco de Dados
Rollback e Commit
Controle da Janela
Fechar, Reiniciar, Cancelar evento, ...
Comentários
São comentários. Podem
Eventos
Load
Quando o form for carregado na tela.
Closing
Quando um comando de fechar o formulário for ativado ou quando o formulário for fechado pelo usuário se ele fechar a janela no botão de fechar (X). Cancelável significa que pode ser cancelado por um um comando de cancelamento dentro de um procedimento nesse evento.
LostFocus
Evento de um campo. Dispara quando o foco sair desse campo quando o usuário estiver usando o formulário no Latromi Web.
Click
Evento de um botão. Dispara quando o botão for apertado...