Assinatura de Código

De LATROMI Manuais
Revisão de 16h15min de 30 de março de 2016 por Daniel.giacomelli (discussão | contribs) (Assinando o Código)
Ir para: navegação, pesquisa

Quando se compra algum produto em uma loja física a procedência deste produto é obvia. Os consumidores sabem quem é o fornecedor do produto e podem verificar se a embalagem foi violada ou se o produto está danificado.

Já os consumidores de softwares na internet não tem a certeza de sua procedência ou se alguém alterou o seu conteúdo para incluir um código malicioso.

Ao assinar um software com um certificado do tipo Code Signing, é possível garantir a sua procedência e que o mesmo não foi alterado nem corrompido desde que foi criado.

Dessa forma, os usuários que efetuam o download de softwares assinados com um certificado Code Signing são beneficiados, pois sabem quem publicou o software e que o código não foi alterado.

Vantagens

  • Garantia de que o programa não foi modificado após a sua assinatura. Sendo assim, garante também que não foi infectado por vírus.
  • Possibilidade de identificar o editor/fornecedor do programa antes de executá-lo.

Obtenção do Certificado

O certificado Code Signing é obtido através de uma autoridade certificadora reconhecida e homologada internacionalmente. Durante o processo de geração do certificado, a autoridade certificadora verifica a identidade do publicador de software na receita federal e ferramentas de terceiros (como listas telefônicas).

Validade do Certificado

A validade do certificado varia de 1 a 3 anos e quando a data de expiração for alcançada, um novo certificado deve ser adquirido. As assinaturas realizadas dentro do período em que o certificado esteve em vigência continuam funcionando.

Assinando o Código

A assinatura de programas destinados à plataforma Windows é realizada utilizando a tecnologia de assinatura Authenticode da Microsoft, através da ferramenta SignTool.

Processo de Publicação de Software LATROMI