Mudanças entre as edições de "Consulta:CrossTab"

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(Criando um CrossTab)
 
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Linha 1: Linha 1:
== Configurações de uma consulta do tipo CrossTab ==
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[[Arquivo:Consulta Editor de Query Configuracoes CrossTab.jpg|thumb|right|Configuração da Saída do Tipo CrossTab]]
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Consultas com saída em CrossTab são semelhantes às '''Tabelas Dinâmicas''' do Microsoft Excel. Elas são compostas por três tipos de campos: Linhas, Colunas e Dados.
  
As consultas do tipo CrossTab possuem algumas configurações que caso seja necessário podem ser alteradas, pois sempre que você cria uma nova consulta, estes itens já estão preenchidos com os valores padrão.
+
== Criando um CrossTab ==
 
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<div class="paragraph">
Neste artigo veremos como configurar estes ajustes adicionais de uma consulta (Query SQL) com o ''tipo de saída'' selecionado como '''CrossTab'''.
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Para criar um CrossTab, siga os passos a seguir:
 
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* Clique no ícone [[Arquivo:Client Consulta Buttons AddQuery.png]], que fica a esquerda da tela, e em seguida clique em [[Arquivo:Client Consulta Buttons AddQueryItem.png]]. A tela de edição de Queries será exibida.
Ainda na aba ''Configurações'', você tem uma infinidade de possíveis ajuste, caso seja necessário. Abaixo a relação dos itens que pode ser personalizados.
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* Preencha o campo '''Nome''' sem usar espaços ou caracteres especiais. Por exemplo, ''crossTab''.
 
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* Preencha o campo '''Descrição'''. Este campo servirá de título para a Consulta quando for exibida no Navegador.
 
+
* No campo '''Conexão''', selecione ou adicione uma conexão de banco de dados.
== Personalizando a saída de uma consulta do tipo CrossTab ==
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* Na aba '''SQL''', informe um comando SQL para obter dados. Pode ser SELECT, chamada de Função ou Stored Procedure.
{| class="wikitable"  cellpadding="5" cellspacing="0" align="center"
+
*: Por exemplo:
|+ '''Configurações'''
+
<syntaxhighlight lang="Sql">SELECT
!style="background:#efefef;"   |Grupo
+
  o.ShipCity
!style="background:#efefef; width:260px;" |Nome
+
  , o.ShipCountry
!style="background:#efefef;"  |Descrição
+
  , c.CompanyName
|-
+
  , (d.UnitPrice * d.Quantity) - d.Discount AS Total
| rowspan=8 | Aparência
+
  , DATEPART(Year, OrderDate) AS [Year]
| Texto do Grande Total
+
  , DATEPART(QUARTER, OrderDate) AS [Quarter]
| Preencha aqui para substituir o texto padrão ''Grande Total'' nas colunas ou linhas totalizadoras do CrossTab .
+
FROM [Orders] o
|-
+
INNER JOIN [Customers] c ON c.CustomerId = o.CustomerId
| Layout de Linha
+
LEFT  JOIN [Order Details] d ON d.OrderId = o.OrderId
| Aqui você define como será a renderização da linha do CrossTab. Você pode selecionar:  
+
</syntaxhighlight>
*Tabular (padrão): Usado para apresentar os dados no formato de tabela tradicional.
+
* Clique na aba '''Configurações'''.
*Outline: Usado para apresentar os dados no estilo clássico de tabela dinâmica.
+
* Altere o '''Tipo de Saída''' para ''CrossTab''.
*Compact: usado para apresentar os dados aproveitando a área horizontal da tela, ajudando a minimizar a rolagem.
+
* Clique em OK para confirmar. O Comando SQL será executado no banco de dados para fins de validação. Se houver erro, será necessário corrigir.
''OBS.: A combinação do layout '''Tabular''' e posição de subtotais no '''Início do Grupo''' não é suportada''.
+
* Agora de volta a tela principal da Consulta, perceba que as colunas retornadas no comando SELECT foram criadas na aba de '''Configurações de Colunas'''.  
|-
+
* Clique na aba '''CrossTab''', que fica ao lado da aba '''Configurações de Colunas'''.
| Localização dos Totais
+
* Arraste as colunas da lista e distribua-as entre Colunas, Linhas, e Dados. Por exemplo:
| Selecione se os totais e subtotais serão apresentados dentro da ''linha'' ou dentro da ''coluna''.
+
*: '''Colunas''' → Year, Quarter
|-
+
*: '''Linhas''' → CompanyName
| Posição dos Subtotais de Coluna
+
*: '''Dados''' → Total
| Aqui você define como será a posição dos subtotais de coluna. Você pode selecionar:
+
* Para finalizar clique no menu ''Arquivo → Salvar''.
*Nenhum
+
</div>
*Final do Grupo (padrão)
 
|-
 
| Posição dos Grandes Totais de Coluna
 
| Aqui você define como será a posição dos grandes totais de coluna. Você pode selecionar:
 
*Nenhum
 
*Final do Grupo (padrão)
 
*Início do Grupo
 
|-
 
| Posição dos Subtotais de Linha
 
| Aqui você define como será a posição dos subtotais totais da linha. Você pode selecionar:
 
*Nenhum
 
*Final do Grupo (padrão)
 
*Início do Grupo
 
|-
 
| Posição dos Grandes Totais de Linha
 
| Aqui você define como será a posição dos grandes totais de linha. Você pode selecionar:
 
*Nenhum
 
*Final do Grupo (padrão)
 
*Início do Grupo
 
|-
 
| Tamanho da Janela
 
| Válido somente para sub-consulta, especifique aqui a largura e altura da janela. Utilize zero para usar os valores padrões.
 
|-
 
 
 
| rowspan=11 | Comportamento
 
| Exibir Zona de Cabeçalho de Colunas
 
| Desmarque esta opção se você deseja que a zona de cabeçalho de colunas do CrossTab não seja exibida. Dessa forma, não será possível alterar a disposição dos campos desta zona.  
 
|-
 
| Exibir Zona de Cabeçalho de Linhas
 
| Desmarque esta opção se você deseja que a zona de cabeçalho de linhas do CrossTab não seja exibida. Dessa forma, não será possível alterar a disposição dos campos desta zona.
 
|-
 
| Exibir Zona de Cabeçalho de Dados
 
| Desmarque esta opção se você deseja que a zona de cabeçalho de dados do CrossTab não seja exibida. Dessa forma, não será possível alterar a disposição dos campos desta zona.  
 
|-
 
| Exibir Zona de Cabeçalho de Filtros
 
| Desmarque esta opção se você deseja que a zona de cabeçalho de filtros do CrossTab não seja exibida. Dessa forma, não será possível alterar a disposição dos campos desta zona.
 
|-
 
| Expandir grupo de colunas
 
| Desmarque esta opção se você deseja que o grupo de colunas do CrossTab não venha expandido.
 
|-
 
| Expandir grupo de linhas
 
| Desmarque esta opção se você deseja que o grupo de linhas do CrossTab não venha expandido.
 
|-
 
| Exibir Título da Grid
 
| Marque esta opção se você deseja exibir a descrição da Query como título da grid.
 
|-
 
| Habilitar botão de Atualização
 
| Desmarque esta opção se você deseja remover o botão de "atualização" da grid.
 
|-
 
| Habilitar botão Recolher na linha do CrossTab
 
| Desmarque esta opção se você deseja remover o botão de Recolher na linha do CrossTab.
 
|-
 
| Mostrar Régua
 
| Marque esta opção se você deseja habilitar a régua no CrossTab. Por padrão está p
 
|-
 
| Exibir Barra de Comandos:
 
| Desmarque esta opção se você deseja remover a barra de comando (onde ficam os botões, na parte superior) da Grid.
 
|-
 
 
 
 
 
 
 
| Exportação
 
| Habilitar Exportação para Excel:
 
| Desmarque esta opção se você deseja remover o botão de "exportação para Excel" da Grid.
 
|-
 
 
 
| rowspan=4 | Paginação
 
| Usar Paginação:
 
| Desmarque esta opção se você não deseja utilizar paginação. Por padrão este item está marcado e é recomendado para ganhar performance, pois desta forma o resultado da sua consulta ficará separado por páginas na Grid.
 
|-
 
| Itens por Página:
 
| Quando a paginação estiver ativa, este valor (por padrão 40) define a quantidade de linhas que será exibida por página.
 
|-
 
| Posição do Paginador:
 
| Quando a paginação estiver ativa, você define onde irá posicionar o paginador. Você pode selecionar:  
 
*Cima
 
*Baixo (padrão)
 
*Cima e Baixo.
 
|-
 
| Modo de Paginação:
 
| Quando a paginação estiver ativa, você define como irá realizar a paginação.
 
Você pode selecionar:  
 
*Nenhum
 
*Avançado
 
*Próxima e Anterior
 
*Próxima, Anterior e Numérico (padrão)
 
*Próxima, Anterior, Numérico e Avançado
 
*Páginas Numeradas
 
|-
 
 
 
| Performance
 
| Utilizar memória de dados:
 
| Marque esta opção se você deseja utilizar memória de dados. Desta forma os dados carregados da consulta na grid serão armazenados em memória e ao realizar operações (ordenação, agrupamento, filtro e paginação), não será mais necessário recarregar os dados a partir do banco de dados.
 
|-
 
|}
 
 
 
=== Figura exemplo da configuração ===
 
[[Arquivo:Consulta Editor de Query Configuracoes CrossTab.jpg|400px|thumb|none|Figura 16 - Configuração da Saída do Tipo CrossTab|Figura 16 - Configuração da Saída do Tipo CrossTab]]
 
  
 +
<youtube>https://youtu.be/CDHYzyyU06E</youtube>
  
 
== Ver também ==
 
== Ver também ==

Edição atual tal como às 15h46min de 19 de outubro de 2018

Configuração da Saída do Tipo CrossTab

Consultas com saída em CrossTab são semelhantes às Tabelas Dinâmicas do Microsoft Excel. Elas são compostas por três tipos de campos: Linhas, Colunas e Dados.

Criando um CrossTab

Para criar um CrossTab, siga os passos a seguir:

  • Clique no ícone Client Consulta Buttons AddQuery.png, que fica a esquerda da tela, e em seguida clique em Client Consulta Buttons AddQueryItem.png. A tela de edição de Queries será exibida.
  • Preencha o campo Nome sem usar espaços ou caracteres especiais. Por exemplo, crossTab.
  • Preencha o campo Descrição. Este campo servirá de título para a Consulta quando for exibida no Navegador.
  • No campo Conexão, selecione ou adicione uma conexão de banco de dados.
  • Na aba SQL, informe um comando SQL para obter dados. Pode ser SELECT, chamada de Função ou Stored Procedure.
    Por exemplo:
SELECT 
  o.ShipCity
  , o.ShipCountry
  , c.CompanyName
  , (d.UnitPrice * d.Quantity) - d.Discount AS Total
  , DATEPART(Year, OrderDate) 		AS [Year]
  , DATEPART(QUARTER, OrderDate) 	AS [Quarter]
FROM [Orders] o
INNER JOIN [Customers] c ON c.CustomerId = o.CustomerId
LEFT  JOIN [Order Details] d ON d.OrderId = o.OrderId
  • Clique na aba Configurações.
  • Altere o Tipo de Saída para CrossTab.
  • Clique em OK para confirmar. O Comando SQL será executado no banco de dados para fins de validação. Se houver erro, será necessário corrigir.
  • Agora de volta a tela principal da Consulta, perceba que as colunas retornadas no comando SELECT foram criadas na aba de Configurações de Colunas.
  • Clique na aba CrossTab, que fica ao lado da aba Configurações de Colunas.
  • Arraste as colunas da lista e distribua-as entre Colunas, Linhas, e Dados. Por exemplo:
    Colunas → Year, Quarter
    Linhas → CompanyName
    Dados → Total
  • Para finalizar clique no menu Arquivo → Salvar.

Ver também