Mudanças entre as edições de "Consulta:CrossTab"

De LATROMI Manuais
Ir para: navegação, pesquisa
(Criando um CrossTab)
(Criando um CrossTab)
 
Linha 33: Linha 33:
 
* Para finalizar clique no menu ''Arquivo → Salvar''.
 
* Para finalizar clique no menu ''Arquivo → Salvar''.
 
</div>
 
</div>
 +
 +
<youtube>https://youtu.be/CDHYzyyU06E</youtube>
  
 
== Ver também ==
 
== Ver também ==

Edição atual tal como às 15h46min de 19 de outubro de 2018

Configuração da Saída do Tipo CrossTab

Consultas com saída em CrossTab são semelhantes às Tabelas Dinâmicas do Microsoft Excel. Elas são compostas por três tipos de campos: Linhas, Colunas e Dados.

Criando um CrossTab

Para criar um CrossTab, siga os passos a seguir:

  • Clique no ícone Client Consulta Buttons AddQuery.png, que fica a esquerda da tela, e em seguida clique em Client Consulta Buttons AddQueryItem.png. A tela de edição de Queries será exibida.
  • Preencha o campo Nome sem usar espaços ou caracteres especiais. Por exemplo, crossTab.
  • Preencha o campo Descrição. Este campo servirá de título para a Consulta quando for exibida no Navegador.
  • No campo Conexão, selecione ou adicione uma conexão de banco de dados.
  • Na aba SQL, informe um comando SQL para obter dados. Pode ser SELECT, chamada de Função ou Stored Procedure.
    Por exemplo:
SELECT 
  o.ShipCity
  , o.ShipCountry
  , c.CompanyName
  , (d.UnitPrice * d.Quantity) - d.Discount AS Total
  , DATEPART(Year, OrderDate) 		AS [Year]
  , DATEPART(QUARTER, OrderDate) 	AS [Quarter]
FROM [Orders] o
INNER JOIN [Customers] c ON c.CustomerId = o.CustomerId
LEFT  JOIN [Order Details] d ON d.OrderId = o.OrderId
  • Clique na aba Configurações.
  • Altere o Tipo de Saída para CrossTab.
  • Clique em OK para confirmar. O Comando SQL será executado no banco de dados para fins de validação. Se houver erro, será necessário corrigir.
  • Agora de volta a tela principal da Consulta, perceba que as colunas retornadas no comando SELECT foram criadas na aba de Configurações de Colunas.
  • Clique na aba CrossTab, que fica ao lado da aba Configurações de Colunas.
  • Arraste as colunas da lista e distribua-as entre Colunas, Linhas, e Dados. Por exemplo:
    Colunas → Year, Quarter
    Linhas → CompanyName
    Dados → Total
  • Para finalizar clique no menu Arquivo → Salvar.

Ver também