Mudanças entre as edições de "Consulta:Parâmetros"

De LATROMI Manuais
Consulta:Parâmetros
Ir para: navegação, pesquisa
(Nome: Correção gramatical)
m (ortografia)
 
Linha 3: Linha 3:
 
[[Arquivo:Web Consulta Parametro.png|miniaturadaimagem|Parâmetros de Consulta exibidos no LATROMI Web]]
 
[[Arquivo:Web Consulta Parametro.png|miniaturadaimagem|Parâmetros de Consulta exibidos no LATROMI Web]]
 
{{DISPLAYTITLE:Parâmetros da Consulta}}
 
{{DISPLAYTITLE:Parâmetros da Consulta}}
Os Parâmetros da Consulta são utilizados para '''filtrar''' as informações que serão obtidas do banco de dados. Eles são utilizados na composição dos Comandos SQL, mas também podem ser usados para compor o título da Consulta e para serem passados como parâmetro para objetos que venham a ser chamados de dentro da Consulta.
+
Os Parâmetros da Consulta são utilizados para '''filtrar''' as informações que serão obtidas do banco de dados. Eles são utilizados na composição dos Comandos SQL mas também podem ser usados para compor o título da Consulta e para serem passados como parâmetro para objetos que venham a ser chamados de dentro da Consulta.
  
Ao contrários do que acontece com os outros objetos, os Parâmetros da Consulta são únicos que podem ser preenchidos manualmente pelo usuário durante o acesso no '''LATROMI Web'''.
+
Ao contrários do que acontece com os outros objetos, os Parâmetros da Consulta podem ser preenchidos manualmente pelo usuário durante o acesso no '''LATROMI Web'''.
  
 
== Configuração dos Parâmetros ==
 
== Configuração dos Parâmetros ==
Linha 71: Linha 71:
  
 
=== Comandos SQL ===
 
=== Comandos SQL ===
A função principal dos Parâmetros é servir de '''filtro''' para os dados que serão retornados para geração da Consulta. Para usar um parâmetro em um Comando SQL, basta posicionar o cursor na parte do comando onde deseja utilizar o parâmetro, localiza-lo na arvore a direita e dar um duplo-clique com o botão esquerdo do mouse. Se quiser substituir uma parte do comando por um parâmetro, também é possível selecionar o texto que deseja substituir antes de dar o duplo-clique.
+
A função principal dos Parâmetros é servir de '''filtro''' para os dados que serão retornados para geração da Consulta. Para usar um parâmetro em um Comando SQL, basta posicionar o cursor na parte do comando onde deseja utilizar o parâmetro, localizá-lo na árvore à direita e dar um duplo-clique com o botão esquerdo do mouse. Se quiser substituir uma parte do comando por um parâmetro, também é possível selecionar o texto que deseja substituir antes de dar o duplo-clique.
 
[[Arquivo:Client Consulta Substituindo Parametros.png|thumb|none|Substituição dos parâmetros em Comando SQL da Consulta]]
 
[[Arquivo:Client Consulta Substituindo Parametros.png|thumb|none|Substituição dos parâmetros em Comando SQL da Consulta]]
  

Edição atual tal como às 17h55min de 11 de fevereiro de 2020

Lista de Parâmetro da Consulta
Tela de Configuração dos Parâmetros da Consulta
Parâmetros de Consulta exibidos no LATROMI Web

Os Parâmetros da Consulta são utilizados para filtrar as informações que serão obtidas do banco de dados. Eles são utilizados na composição dos Comandos SQL mas também podem ser usados para compor o título da Consulta e para serem passados como parâmetro para objetos que venham a ser chamados de dentro da Consulta.

Ao contrários do que acontece com os outros objetos, os Parâmetros da Consulta podem ser preenchidos manualmente pelo usuário durante o acesso no LATROMI Web.

Configuração dos Parâmetros

Na tela de modificação de parâmetro, estão uma série de campos de configuração, os quais serão descritos abaixo:

Nome

Nome do Parâmetro. É um campo chave, usado para identificar o parâmetro dentro do sistema. Ele deve ser único dentro da Consulta. É permitida apenas a entrada de letras sem acentuação, números e o caractere "_" (underline).

Descrição

Descrição do Parâmetro. É o texto que será exibido no LATROMI Web para apresentar o campo ao usuário. Se não for preenchido, o sistema usará o nome do parâmetro.

Tooltip

Texto do balão de ajuda, que é mostrado no navegador ao posicionar o cursor do mouse sobre o parâmetro.

Tipo

Tipo do Parâmetro. Cadas tipo possui diferentes apresentações e tipos de dados. Veja mais no tópico #Tipos de Parâmetros.

Valor Padrão

Valor inicial do Parâmetro. Se for especificado, o parâmetro será preenchido automaticamente com este valor ao abrir a Consulta no LATROMI Web.

Largura

Largura do Parâmetro em pixels.

Preenchimento Obrigatório

Se estiver marcado, será obrigatório o preenchimento do Parâmetro antes de efetuar a Consulta.

Quando a Consulta está com a configuração "Executar consulta ao iniciar" habilitada, a validação dos parâmetros é ignorada.

Visível

Se estiver marcado, o Parâmetro não será exibido no LATROMI Web para o usuário.

Tipos de Parâmetros

Existem parâmetros com diferentes tipos de dados e apresentação. Abaixo, estão descritos cada um deles:

Texto

Tipo de Parâmetro que permite a entrada de qualquer caractere.

Numérico

Tipo de Parâmetro que permite apenas a entrada de números. Quando este tipo é selecionado, o campo para configurar as Casas Decimais é exibido na tela de Configuração de Parâmetros.

Data

Tipo de Parâmetro que permite apenas a entrada de datas. Quando este tipo é selecionado, o campo Valor Padrão muda para uma lista com as opções:

  • Vazio: Campo em branco.
  • Valor Fixo: Permite especificar uma data no formato YYYY-MM-DD, ou selecionar uma marcação de Sessão ou Variável Global.
  • Data Atual: O Campo é preenchido com a data atual do servidor.
  • Início do Mês: O Campo é preenchido com o primeiro dia do mês, conforme data do servidor.
  • Final do Mês: O Campo é preenchido com o último dia do mês, conforme data do servidor.

Além disso, ao lado direito do campo Valor Padrão é exibido um campo para informar o valor de dias a serem somados ao valor especificado. Use um número negativo para fazer subtração.

ComboBox

Tipo de Parâmetro que restringe a entrada de dados à opções pré-definidas em forma de lista. Para adicionar ou modificar as opções clique no botão Botão para adicionar ou modificar as opções dos Parâmetros do tipo ComboBox da Consulta, que fica ao lado do campo Tipo.
Modificando as opções de um parâmetro de Consulta do tipo ComboBox.

Lookup

Este tipo de Parâmetro exibe um conjunto de opções provenientes do banco de dados para o usuário selecionar uma delas. Para isso, é necessário vincular um Browser Dinâmico ao Parâmetro. Para fazer este vínculo, clique no botão Botão para configurar o vínculo entre Lookup e Browser Dinâmico.

Para obter maiores informações, acessa a página de Configuração de Lookup.

Utilizando os Parâmetros

Neste tópico, será explicado como os Parâmetros podem ser utilizados dentro da Consulta:

Comandos SQL

A função principal dos Parâmetros é servir de filtro para os dados que serão retornados para geração da Consulta. Para usar um parâmetro em um Comando SQL, basta posicionar o cursor na parte do comando onde deseja utilizar o parâmetro, localizá-lo na árvore à direita e dar um duplo-clique com o botão esquerdo do mouse. Se quiser substituir uma parte do comando por um parâmetro, também é possível selecionar o texto que deseja substituir antes de dar o duplo-clique.

Substituição dos parâmetros em Comando SQL da Consulta

Passagem de Parâmetros

Os parâmetros, assim como os outros tipos de Marcações, podem ser passados para outros objetos a partir da Consulta. Essas chamadas podem ocorrer em Links de Colunas ou Botões.

Passagem de parâmetros para outros objetos

Título

Os parâmetros também podem ser usados para compor o título da Consulta. Para isso, insira manualmente a marcação correspondente ao Parâmetro no campo Descrição das Queries:

Parâmetros usados para compor o título da Query

Quando as marcações são utilizadas para compor o título, é possível especificar o formato a ser utilizado. Para isso, basta adicionar um "|" (pipe) antes de fechar a marcação e em seguida o formato.

Por exemplo, para formatar um parâmetro do tipo data chamado do StartDate para o formato brasileiro, ficaria: {?PARAM StartDate|dd/MM/yyyy}.

Consulte a página abaixo para saber mais sobre os formatos utilizados no sistema:

Ver Também