Mudanças entre as edições de "LATROMI Client"

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Quando você abre o Client do Latromi, encontrará uma página inicial (figura 1) já preparada para trabalhar com as consultas, isto é, aqui você realiza a manutenção de todas as consultas e trazendo do banco de dados as informações em forma de ''Grade'' ou ''Gráfico'' para apresentarmos na tela do navegador.
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= Visão Geral =
  
Essa mesma tela inicial está basicamente dividida em '''6 partes:'''
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{{Info/LatromiClient}}
[[Arquivo:Tela Principal Client.jpg|650px|thumb|none|Figura 1 - Tela Principal|Figura 1 - Tela Principal]]
 
  
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Veja abaixo uma relação de aproveitamento da Ferramenta conforme o nível de conhecimento do desenvolvedor:
  
== Identificação da Consulta ==
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{|class="wikitable"
Aqui na <u>parte central</u> ficam as informações sobre a consulta, como a identificação (código da consulta já salva), nome dado a essa consulta e o módulo a que a consulta pertence.
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! Conhecimento
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! Aproveitamento da Ferramenta
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|style="width: 200px;background:yellow"|
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|style="max-width: 350px; width: calc(60%-200);"|
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;Documentos
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:Criação de documentos ricos em formatação, que podem ser usados como manual de utilização dos objetos desenvolvidos.
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|style="background:#D3F210"|
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* SQL Básico
  
== Query e RPTs ==
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Na <u>parte esquerda</u> superior é onde você inclui uma ''query'' ou um RPT (do Crytal Report) que utilizará para buscar os registros do banco de dados.
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;Relatórios
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:Criação de Relatórios dos tipos:
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:* Grid
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:* CrossTab
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:* CrossMap
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;Formulários
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:Criação de Formulários com entrada de dados simples.
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|style="background:#A2F226"|
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* SQL Intermediário
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* Lógica de Programação
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; Formulários
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: Criação de Formulários Complexos usando:
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:* Interceptação de eventos disparados pelo usuários no navegador.
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:* Upload de arquivos com gravação no banco de dados ou FTP.
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|-
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|style="background:#00FF11"|
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* HTML
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* CSS
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* JavaScript
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* C#
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;Formulários
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: Comunicação com Web Services.
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: Execução de código C# em eventos dos Formulários.
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; Relatórios e Formulários
 +
: Criação de elementos HTML personalizados.
 +
: Manipulação dos objetos criados através de API's JavaScript.
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|}
  
== Formatações ==
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= Primeiro Acesso =
Na <u>parte esquerda</u> inferior estão todas as formatações que você consegue realizar no retorno da sua consulta, incluindo formatações condicionais, comandos SQL e ações de botões.
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{{LatromiClient-PrimeiroAcesso}}
 
 
== Campos da Consulta ==
 
Na <u>parte central</u> inferior ficam as configurações e disposições das colunas (campos) retornadas na sua consulta. É aqui que você altera as descrição do campo, formato, se será visível ou não, agregação de valores entre outras ações.
 
 
 
== Parâmetros ==
 
Na <u>parte direita</u> você poderá criar parâmetros ou restrições que em conjunto com a sua consulta complementarão o poder de ação de cada linha de registro retornada pela sua consulta ao banco de dados.
 
 
 
 
 
== Menu Superior ==
 
No menu superior encontramos 6 itens que serão descrito logo abaixo:
 
 
 
=== Arquivo ===
 
Aqui (figura 2) você pode criar uma nova consulta, salvar a consulta atual e excluir uma consulta. Caso seja necessário, existe a possibilidade de excluir várias consultas ao mesmo tempo. Aqui também é possível abrir as pastas onde estão as configurações e os logs do sistema. Por último, é possível duplicar ou exportar uma consulta.
 
[[Arquivo:Menu Arquivo.jpg|400px|thumb|none|Figura 2 - Menu Arquivo|Figura 2 - Menu Arquivo]]
 
 
 
=== Cadastro ===
 
Aqui (figura 3) você pode criar um browser dinâmico e um formulário dinâmico. Juntamente com as consultas, esses são os itens mais importantes para o desenvolvimento de um sistema utilizando a ferramenta. Ainda no menu cadastro, é possível criar ou configurar o extrator de arquivos, criar a documentação de ajuda, criar o menu de navegação e criar ou configurar as variáveis globais do sistema.
 
[[Arquivo:Menu Cadastro.jpg|400px|thumb|none|Figura 3 - Menu Cadastro|Figura 3 - Menu Cadastro]]
 
 
 
 
 
=== Configurações ===
 
Aqui (figura 4) você pode ajustar as configurações do sistema, configurações do acesso local e as configurações de acesso ao sistema. Aqui também é possível ajustar as configurações publicas dos arquivos CSS e Javascript. Por último, é possível recarregar todas as configurações buscando no banco de dados do sistema os valores atualizados.
 
[[Arquivo:Menu Configuracoes.jpg|400px|thumb|none|Figura 4 - Menu Configurações|Figura 4 - Menu Configurações]]
 
 
 
 
 
=== Ferramentas ===
 
Aqui (figura 5) você pode gerenciar os arquivos, principalmente as figuras e ícones que irá utilizar bem como os relatórios do Crystal Report. Aqui também é possível realizar a sincronização dos usuários fazendo integração via banco de dados ou AD do Windows. Você também pode configurar o conector de dados do Dot Net neste mesmo menu. Por último uma ferramenta bem interessante é o Editor de SQL, onde você pode executar suas querys sem a necessidade de abrir outro programa.
 
[[Arquivo:Menu Ferramentas.jpg|400px|thumb|none|Figura 5 - Menu Ferramentas|Figura 5 - Menu Ferramentas]]
 
 
 
 
 
=== Atualização ===
 
Aqui (figura 6) você pode realizar a atualização do conteúdo do seu portal, tanto importando quando exportando pacote. Aqui também é possível verificar se existem atualizações do sistema.  Por último, é possível reiniciar o aplicativo.
 
[[Arquivo:Menu Atualizacao.jpg|400px|thumb|none|Figura 6 - Menu Atualizações|Figura 6 - Menu Atualizações]]
 
 
 
 
 
=== Ajuda ===
 
Aqui (figura 7) você encontra um link para a Wiki do Latromi juntamente com o histórico de todas as atualizações já realizados no sistema.
 
[[Arquivo:Menu Ajuda.jpg|400px|thumb|none|Figura 7 - Menu Ajuda|Figura 7 - Menu Ajuda]]
 

Edição atual tal como às 19h17min de 5 de julho de 2018

Visão Geral

O software LATROMI atualmente é divido em duas partes: LATROMI Client e LATROMI Web. No LATROMI Client, o desenvolvedor cria os objetos, tais como consultas, relatórios e formulários, que serão posteriormente consumidos pelo usuário final através do LATROMI Web.

O LATROMI Client é um programa do tipo Desktop, desenvolvido na linguagem de programação C# utilizando o Microsoft .NET Framework v4.5.2, e sua utilização está diretamente associada a uma instância do LATROMI Web.

O único conhecimento imprescindível para criação dos objetos no LATROMI Client é a linguagem SQL. Embora seja possível criar relatórios e formulários conhecendo apenas o básico dessa linguagem, quanto maior o nível de conhecimento do desenvolvedor, mais proveito ele conseguirá tirar da ferramenta.

Veja abaixo uma relação de aproveitamento da Ferramenta conforme o nível de conhecimento do desenvolvedor:

Conhecimento Aproveitamento da Ferramenta
Documentos
Criação de documentos ricos em formatação, que podem ser usados como manual de utilização dos objetos desenvolvidos.
  • SQL Básico
Relatórios
Criação de Relatórios dos tipos:
  • Grid
  • CrossTab
  • CrossMap
Formulários
Criação de Formulários com entrada de dados simples.
  • SQL Intermediário
  • Lógica de Programação
Formulários
Criação de Formulários Complexos usando:
  • Interceptação de eventos disparados pelo usuários no navegador.
  • Upload de arquivos com gravação no banco de dados ou FTP.
  • HTML
  • CSS
  • JavaScript
  • C#
Formulários
Comunicação com Web Services.
Execução de código C# em eventos dos Formulários.
Relatórios e Formulários
Criação de elementos HTML personalizados.
Manipulação dos objetos criados através de API's JavaScript.

Primeiro Acesso

Configuração

Ao acessar o sistema pela primeira vez, será exibida essa mensagem. Clique em OK para iniciar a configuração inicial.

LatromiClient FirstAccess1.jpg

Será aberta a tela de Configurações Locais. Essas informações são persistidas em arquivos, no computador onde o sistema foi instalado, e não no banco de dados. Informe as dados de acesso ao banco de dados latromi, e clique em OK.

Configurações Locais do LATROMI Client
  OBS.: Essa configurações não será solicitada novamente, mas pode ser acessada através do menu Configurações > Configurações Locais

Autenticação

Em seguida, será solicitada a autenticação do usuário. Utilize o usuário criado na instalação:

Usuário: admin
Senha: admin

Client Login.jpg

Ativação do Produto

Licenciamento do Sistema

Existem 2 tipos de licenciamento do sistema LATROMI:

  • Vinculado ao Mac Address do servidor.
    Por padrão, quando uma nova Chave de Produto é gerada, ela não está vinculada a nenhum Mac Address. O registro do Mac Address é realizado ao fazer o primeiro acesso no LATROMI Web usando a chave informada.
  • Vinculado ao Endereço do Site.
    Essa opção é reservada para ambientes de hospedagem compartilhada, onde por questões de segurança o Mac Address não pode ser acessado. Este tipo de validação requer o registro do endereço do site no momento da geração da Chave do Produto.

Independente do tipo de licenciamento utilizado, a ativação é realizada da seguinte forma:

  1. No LATROMI Client, acesse o menu Ajuda > Registro do Produto.
  2. Informe a Chave do Produto.
  3. Cliquem em Next e depois em Finish.
OBS.: Ao abrir o LATROMI Client, se a Chave do Produto ainda não foi informada, a tela de Registro do Produto será aberta automaticamente.

Erros de inicialização

O programa não abre

Ao clicar para abrir o sistema, nada acontece.

Causas mais prováveis:

  • O usuário que está executando o programa não possui as permissões necessárias no computador.

Ações que podem resolver o problema

  • Verifique as permissões no diretório de instalação do programa. Por padrão, é C:\Program Files (x86)\LATROMI\Client.
  • Se não houver uma pasta chamada LATROMI no diretório oculto c:\ProgramData, crie-a e conceda todas as permissões para o usuário do windows. Se pasta já existir, apenas verifique as permissões.