Padrão de Versionamento de Software (≤ v3.4)

De LATROMI Manuais
Ir para: navegação, pesquisa

O versionamento dos aplicativos publicados pela LATROMI, segue o padrão de 4 dígitos (ex.: 2.4.0.1).

Desmembrando a versão

Versão de 1º nível

Conhecida por Major Version nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar uma versão do software com um nível de modificações expressivas, nitidamente diferente da versão anterior. Pode-se tomar como exemplo a modificação da versão 1.2 para a versão 2.0 do sistema LATROMI, onde foram acrescentadas as novas ferramentas CrossTab, Auto-Refresh, Biblioteca de Imagens e reestruturação do layout do site.

Versão de 2º nível

Conhecida por Minor Version nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar o nível de compatibilidade entre os aplicativos dentro da versão do sistema. Sempre que este digito for incrementado, significa que os aplicativos com variações de 3º e 4º nível da versão passada não são mais compatíveis com a nova versão.

Por exemplo, temos na versão 2.3 do sistema os aplicativos LATROMI Web v2.3.0.0 e LATROMI Client v2.3.1.1 Ambos são compatíveis pois as versões de 1º e 2º níveis são iguais, e eles continuariam compatíveis até a versão 2.3.999.999. No momento em que o sistema for atualizado para a versão 2.3, esses aplicativos não serão mais compatíveis, e terão que ser obrigatoriamente atualizados.

Seguindo este padrão, também é seguro afirmar que não existem alterações de banco de dados entre versões de 3º e 4º nível. Sempre que uma alteração de banco de dados for necessária, a versão de 2º nível será incrementada.

Versão de 3º nível

Conhecida por Build nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar a inclusão de novos recursos na versão corrente. Recursos que não necessitam de alterações no banco de dados, podem ser incluídos e publicados dentro da versão atual apenas este nível do versionamento.

Versão de 4º nível

Conhecida por Revision nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar correções dentro de uma versão de 3º nível. Se a versão anterior é v2.5.10.0 e a versão sub-sequente é v2.5.10.1, é seguro afirmar que apenas correções de bugs foram publicadas.