Padrão de Versionamento de Software (≤ v3.4)

De LATROMI Manuais
Revisão de 19h36min de 1 de setembro de 2014 por Daniel.giacomelli (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

O versionamento dos aplicativos publicados pela LATROMI, segue o padrão de 4 dígitos (ex.: 2.4.0.1).

Desmembrando a versão

Versão de 1º nível

Conhecida por Major Version nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar uma versão do software com um nível de modificações expressivas, nitidamente diferente da versão anterior. Pode-se tomar como exemplo a modificação da versão 1.2 para a versão 2.0 do sistema WecDB, onde foram acrescentadas as novas ferramentas CrossTab, Auto-Refresh, Biblioteca de Imagens e reestruturação do layout do site.

Versão de 2º nível

Conhecida por Minor Version nos padrões convencionais de publicação de software. É usada pela LATROMI para identificar o nível de compatibilidade entre os aplicativos dentro da versão do sistema. Sempre que este digito for incrementado, significa que os aplicativos com variações de 3º e 4º nível da versão passada não são mais compatíveis com a nova versão.

Por exemplo, temos na versão 2.3 do sistema os aplicativos WecDB v2.3.0.0 e WecDBClient v2.3.1.1 Ambos são compatíveis pois as versões de 1º e 2º níveis são iguais, e eles continuariam compatíveis até a versão 2.3.999.999. No momento em que o sistema for atualizado para a versão 2.3, esses aplicativos não serão mais compatíveis, e terão que ser obrigatoriamente atualizados.

Seguindo este padrão, também é seguro afirmar que não existem alterações de banco de dados entre versões de 3º e 4º nível. Sempre que uma alteração de banco de dados for necessária, a versão de 2º nível será incrementada.

Versão de 3º nível

Conhecida por Build nos padrões convencionais de publicação de software.


Versão de 4º nível

Conhecida por Revision nos padrões convencionais de publicação de software.